Se a gente considerar a capacidade de público, o grande campeão é o Renmin Dahuitagn, em Pequim, na
China. Atendendo pelo pomposo nome de "Edifício Nacional de Encontro do Povo", esse megateatro construído em 1959 consegue abrigar até 10 mil pessoas.
Um recorde nos dias de hoje. Mas, se a gente levar em conta a área total, o maior teatro do mundo é um enorme palco a céu aberto em pleno Nordeste brasileiro. Estamos falando da Cidade-Teatro de Fazenda Nova, no interior de Pernambuco. Essa megaconstrução de 100 mil metros quadrados é o palco para a encenação anual da Paixão de Cristo, um espetáculo que foi apresentada entre 19 e 26 de março.
A Cidade-Teatro ficou pronta em 1968, representando uma réplica parcial da cidade de Jerusalém no século 1. Os números da peça são tão astronômicos quanto as dimensões do teatro. Para tornar possível as apresentações anuais da Paixão de Cristo, entra em ação uma equipe técnica de 400 pessoas, além de cerca de 500 atores e figurantes. A peça custa aproximadamente 2 milhões de reais, metade gasta na produção e metade com publicidade.
A Cidade-Teatro sedia ainda um outro espetáculo. Noite Feliz - Nascimento de Jesus, encenado em dezembro. No resto do ano, o lugar continua aberto e serve de cenário à Pousada da Paixão, uma hospedaria temática ambientada na Antiguidade. A sauna são as "termas de Herodes", o salão de jogos é a "arena dos centuriões", o restaurante se chama "recanto da ceia", e assim por diante.
Pos : yuri
Nenhum comentário:
Postar um comentário